quarta-feira, 24 de março de 2010

“ O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias” Pv. 21:23


“ O que guarda a sua boca e a sua língua guarda a sua alma das angústias” Pv. 21:23

Hoje vamos falar sobre um assunto, que muitas vezes por falta de sabedoria nós não somente fazemos, ouvimos como também espalhamos e nós mesmos já fomos vítimas delas. E acreditem: Todas as três coisas doem ao Senhor da mesma maneira!

Quando conto adiante algo que eu deveria ter ficado para mim, normalmente o justifico com as palavras: "Precisamos de qualquer maneira orar por fulano ou sicrano, ele tem o seguinte grave problema..." Mas então normalmente não oramos, mas falamos bastante sobre o assunto. Naturalmente sempre foi altamente interessante ficar sabendo das últimas histórias sobre uma pessoa.

A bíblia nos adverte muito sobre fofoca, e não se trata de um pequeno pecado, como pensamos (Prov. 8:13). "Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo." (Lev. 19:16).

A palavra de Deus nos orienta que quando somos ofendidos por alguém ou vemos que alguém vive em pecado, temos que ir a essa pessoa e a nenhuma outra! (Mat. 18:15e16). Se a pessoa não der ouvidos, deve-se dar outros passos. (Gal. 6.:1)

Muitas vezes, fofocas e difamações são camufladas como "aconselhamento espiritual". Nada existe de condenável no aconselhamento espiritual, se realmente falar com conselheiro espiritual, um conselheiro espiritual é um crente maduro, que te exorta numa vida espiritual e à reconciliação, que aponta seu pecado na situação que está sendo analisada! Ele não vai te dizer o que pensa mais sim o que Deus pensa.

Geralmente pensamos que somente ouvir não é tão grave quanto espalhá-las. Mas isso não é verdade! (Prov. 17:14). A bíblia nos adverte claramente sobre o envolvimento com fofocas: "O mexeriqueiro revela o segredo, portanto não te metas com quem muito abre seus lábios." (Prov. 20:19)

Em cada palavra que dizemos, tomamos uma decisão. Ou nos decidimos a glorificar a Deus ou a entristecê-lo, rebelando-nos contra sua palavra; (Ef. 4:29).

Fofoca e difamação, são instrumentos de Satanás. Ele sabe: se consegui dividir-nos e fazer com que lutemos entre nós, estaremos muito ocupados para lutar entra ele. Temos que parar e pensar, antes de falar! Deveríamos decidir em nosso coração, nunca mais dar ouvidos a fofocas ou espalhá-las!

Isso é possível pela graça de Deus e através da nossa decisão de fazer a escolha certa! Vamos usar a nossa língua para abençoar os outros. (Tiago 3: 9)

Procurando mais: Prov. 08:13 / Sl 101:05 / Prov. 6: 16-19 / Tiago 1:26 /
Sl 105:5

Procurando com mais profundidade: Tiago Cap. 3




2 comentários:

  1. Parabéns irmão Joselha, foi um estudo muito importante.
    Deus falou comigo e sei que preciso mudar.
    Parabéns pelo nosso grupo, está uma benção.

    ResponderExcluir
  2. A brincadeira do telefone sem fio foi muito legal, é incrível como a fofoca nunca vem bem contada.

    ResponderExcluir