terça-feira, 2 de março de 2010


Lição 20
Provérbios 20

“A glória do jovem é a sua força; e a beleza dos velhos são as cãs.”Pv. 20:29.
É possível que nós resistamos amargamente a chegada da velhice: É possível que tentemos ignorá-la, escondê-la, resistí-la por qualquer meio possível, mas a não ser que o Senhor venha ou Deus nos chame através da morte, vamos envelhecer. Deus não queria que nós tivéssemos medo ou considerássemos a velhice como uma catástrofe. Deve ser aceita como uma benção de Deus ( Sl. 91:16)
Nós escutamos muito sobre a má situação dos velhos, e há muitos e diversos problemas que são inevitáveis. Porém, muitas pessoas tratam a velhice pobremente, porque nunca trataram qualquer parte de sua vida corretamente. ESTAMOS CONSTRUINDO AGORA AQUILO QUE SEREMOS. Temos que nos preparar agora para o pôr do sol das nossas vidas. Temos que nos desenvolver nos valores espirituais, e no conhecimento bíblico para que quando a força da juventude estiver perdida, esteja em nós a força espiritual para compensar. Uma mulher desconhecida que teve esta experiência escreveu. “Se uma mulher ficar viva intelectualmente, incandescente espiritualmente, e com um coração chamegante, com uma paixão para o serviço vivente, ela terá os seus melhores anos entre cinquenta a setenta e cinco.” Deus pode dar até mais anos do que isto, como fez na vida de uma carinhosa missionária chamada “vovózinha”que trabalhava no Haiti depois do seu nonagésimo aniversário.
Enquanto nós envelhecemos em nossa experiência cristã, Satanás está menos capacitado para nos tentar aos pecados mais prevalecentes entre a juventude, mas é aí que ele muitas vezes tem sucesso em amargurar nosso espírito nos fazendo crítica de maneira desamorável.
Que bela visão é ver crentes de idade tão avançada olhando para o futuro, ainda confiando em Cristo com alegria e abraçando as suas promessas.

“O COMEÇO É IMPORTANTE, MAS É O FIM QUE NOS COROA”
Prepare-se para a velhice:
Desenvolva maturidade emocional agora! As reações que nós temos aos 20 anos ficarão mais óbvias quando formos mais velhas.
Planeje bem as futuras finanças. Tenha um Plano e comece a economizar.
Desenvolva os seus interesses.
Comece agora a mostrar entendimento e bondade às pessoas mais velhas, aprenda delas, seja uma pessoa piedosa.
Mostre respeito e atenção. Lembre-se: Tudo o que o homem semear, isso também ceifará.
“Coroa de honra são as cãs, quando elas estão no caminho da justiça.” Pv. 16:31
Nós temos um Deus que vive em eternidade e não conhece a censura da idade.
Faça uma lista das dificuldades da velhice, e o que nós mulheres cristãs, podemos fazer para ajudar os idosos.

Procurando mais: Procurando com mais profundidade:
Pv. 17:6 Sl. 37:25 Sl. 90: 9,10,12
Pv. 22:6 Sl. 92:13-14 Sl. 71
Pv. 23:22

Nenhum comentário:

Postar um comentário